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INFORMAÇÕES
GERAIS
2025 - BA - Curso Formação de Auditor Interno PALC e Interpretação da Norma PALC 2025
A SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) em suas atividades presenciais os convida para Curso Presencial de Formação de Auditor Interno PALC e Interpretação da Norma PALC 2025 que ocorrerá entre os dias 27 a 30 de maio de 2025, no Laboratório LPC em Salvador/Bahia.
Temos acompanhado diariamente a evolução da medicina laboratorial e da importância dos resultados dos exames nas decisões clínicas e cuidado com o paciente. Assim como o setor evolui, as normas de acreditação também acompanham esta evolução para garantir a segurança do paciente e a adequação a novas tecnologias e procedimento. A Norma PALC está em sua versão 2025 e você também precisa estar atualizado.
Segundo a introdução da Norma, a versão 2025 da norma PALC está harmonizada com as melhores práticas internacionais em medicina laboratorial, incluindo Diretrizes da OMS, Norma ISO 15189: 2015 e ISQua Standard (5th Ed. Version 1.0, 2018). A norma atualizada agrega valor aos laboratórios acreditados, provocando o aprimoramento continuado do Sistema de Gestão destas organizações, visando maior competitividade, sustentabilidade no mercado e ganhos efetivos para a segurança dos pacientes. Para ampliar a acessibilidade e atualização na nova versão da norma, a SBPC/ML lançou o curso para interpretação da Norma PALC 2025 e formação de auditores internos.
PUBLICO ALVO
Profissionais dos setores técnicos e administrativos dos serviços de saúde e laboratórios clínicos que desejam se tornar um Auditor Interno PALC 2025 ou que queiram atualizar o seu certificado em relação a versão 2021.
IMPORTANTE
Na SBPC/ML reconhecemos a importância de proteger as informações de caráter pessoal e estamos comprometidos em processá-las com responsabilidade, e em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis no Brasil, LGPD, e em todos os países que estamos presentes.
Todas as medidas de segurança para prevenção e controle da COVID-19 serão tomadas para garantir a segurança de todos.
DATA(s) e HORÁRIO(s)
27/05 - (08:00 - 18:00)
28/05 - (08:00 - 18:00)
29/05 - (08:00 - 18:00)
30/05 - (08:00 - 18:00)
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Laboratório LPC - Unit Pituba
AVENIDA PAULO VI, 1920 - PITUBA - Salvador - BA (Laboratório LPC - Unit Pituba)
Ver no MapaREGRAS &
INSCRIÇÕES
CATEGORIAS
VALOR
Associado SBPC/ML
R$ 1.350,00
Associado SBPC/ML
R$ 1.350,00
Estudante da Área da Saúde
R$ 1.450,00
Estudante da Área da Saúde
R$ 1.450,00
Não Associado
R$ 1.640,00
Não Associado
R$ 1.640,00
REGRAS
INSCRIÇÃO
- Sua inscrição é única, pessoal e intransferível.
- Para pagamentos realizados por Pessoa Jurídica, inscreva-se EM SEU NOME e preencha os DADOS PARA EMISSÃO DO RECIBO EM NOME DO PAGADOR.
- Em caso de desistência a SBPC/ML seguirá a POLÍTICA DE CANCELAMENTO/DEVOLUÇÃO DE INSCRIÇÃO.
FORMAS DE PAGAMENTO
- Cartão de Crédito
- Boleto Bancário
- PIX
RECIBO/NOTA FISCAL
Se o pagamento da sua inscrição for realizado através de Pessoa Jurídica, faça a inscrição NO SEU NOME e preencha os DADOS PARA EMISSÃO DO RECIBO EM NOME DO PAGADOR.
A NOTA FISCAL, após a confirmação do pagamento, será enviada para o e-mail informado no ato da inscrição.
DÚVIDAS SOBRE BOLETO
- O boleto bancário somente poderá ser gerado através do SITE. A SBPC/ML NÃO ENVIA boletos por email.
- O boleto deve ser pago até a data de vencimento indicada. Após o vencimento, sua inscrição será CANCELADA.
- A confirmação da sua inscrição poderá ser processada em até 72 horas após o pagamento.
Caso seu boleto esteja FORA DO PRAZO DE VENCIMENTO, entre em contato conosco através do 0800 023 1575 ou envie email para financeiro@sbpc.org.br.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO/DEVOLUÇÃO DE INSCRIÇÃO
Em caso de desistência, a SBPC/ML devolverá o valor pago conforme regras abaixo:
- Reembolso 100% - até 07 (sete) dias após o pagamento da inscrição.
- Reembolso 50% - após 07 (sete) dias do pagamento da inscrição e até 10 (dez) dias antes do evento.
- Não Reembolsável - a partir de 09 (nove) dias antes do evento.
As solicitações de cancelamento deverão ser realizadas pelo titular da inscrição no email grupoeventos@sbpc.org.br. O reembolso será realizado na conta bancária do inscrito.
Inscritos que efetuarem o pagamento de sua inscrição e posteriormente receberem "patrocínio de pessoa jurídica" ou cortesia, serão considerados como casos de "DESISTÊNCIA" e seguirão as regras de cancelamento acima.
CERTIFICADO
Ao término do curso será aplicada uma prova de aproveitamento. Será fornecido certificado de APROVAÇÃO para participantes que alcançarem nota igual ou superior a 6 (seis). As provas serão corrigidas em até 10 (dez) DIAS ÚTEIS a contar da data da aplicação da prova. Aos aprovados, os certificados deverão ser acessados on line, para impressão, na sessão CERTIFICADOS em sua ÁREA RESTRITA.
PROGRAMAÇÃO
08:00 - 08:30 - Abertura: Apresentação dos instrutores e participantes
Local: Auditorio
Palestrante: Roberto Joji Chiba Kimura (SP)
08:30 - 09:15 - Estrutura e Funcionamento do PALC
Local: Auditorio
Palestrante: Roberto Joji Chiba Kimura (SP)
09:15 - 10:15 - Organização Geral e Gestão (1.1 a 1.11)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
10:15 - 10:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:45 - 11:45 - Gestão do Sistema da Qualidade (2.1 a 2.10)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
11:45 - 12:15 - Gestão e Controle da Documentação (3.1 a 3.7)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (PE)
12:15 - 13:30 - Almoço
Local: Auditorio
13:30 - 14:30 - Gestão de Registros Técnicos e da Qualidade (4.1 a 4.4)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
14:30 - 16:00 - Gestão de Equipamentos (7.1 a 7.15)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
16:00 - 16:15 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:15 - 18:00 - Gestão da Fase pré-Analítica (8.1 a 8.20)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
08:00 - 08:30 - Exercício 1 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrantes: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 09:30 - Gestão de Não-Conformidades, Reclamações de Clientes e Melhoria Contínua (5.1 a 5.4)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
09:30 - 10:45 - Gestão dos Riscos e da Segurança do Paciente (17.1 a 17.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
10:45 - 11:15 - Coffee Break
Local: Auditorio
11:15 - 12:15 - Gestão de Pessoal (13.1 a 13.9)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
12:15 - 13:15 - Gestão Ambiental e da Segurança (15.1 a 15.9)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
13:15 - 14:30 - Almoço
Local: Auditorio
14:30 - 15:30 - Competência e Avaliação dos Auditores
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cistina Faria (SP)
15:30 - 16:30 - Auditoria da Qualidade (Termos e Definições, Tipos, Princípios, Programas, Escopo)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
16:30 - 16:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:45 - 18:00 - Habilidades e Competências do Auditor Interno
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:00 - 08:30 - Exercício 2 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 10:00 - Ferramentas para Tratamento de Não Conformidades
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
10:00 - 10:30 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:30 - 12:00 - Gestão da Qualidade (11.1 - 11.17)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
12:00 - 13:00 - Gestão da Fase Analítica (9.1 a 9.7)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
13:00 - 14:15 - Almoço
Local: Auditorio
14:15 - 15:15 - Gestão da Fase pós-Analítica e dos Laudos (12.1 a 12.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
15:15 - 16:15 - Gestão de Exames Prioritários (Unidades Analíticas, Satélites, testes rápidos, Point-of-care Testing - PoCT) (10.1 a 10.13)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
16:15 - 16:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:45 - 17:30 - Gestão de Laboratórios de Apoio (6.1 a 6.6)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
17:30 - 18:00 - Gestão da Informação Tecnica (14.1 – 14.3)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
08:00 - 08:30 - Exercício 3 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 09:30 - Gestão do Sistema de Informações Laboratoriais (16.1 a 16.15)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
09:30 - 10:00 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:00 - 11:30 - Cuidado Centrado na Pessoa (18.1 a 18.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
11:30 - 13:30 - Programa de Auditoria Interna
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
13:30 - 14:45 - Almoço
Local: Auditorio
14:45 - 18:00 - Avaliação final escrita
Local: Auditorio
08:00 - 08:30 - Abertura: Apresentação dos instrutores e participantes
Local: Auditorio
Palestrante: Roberto Joji Chiba Kimura (SP)
08:30 - 09:15 - Estrutura e Funcionamento do PALC
Local: Auditorio
Palestrante: Roberto Joji Chiba Kimura (SP)
09:15 - 10:15 - Organização Geral e Gestão (1.1 a 1.11)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
10:15 - 10:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:45 - 11:45 - Gestão do Sistema da Qualidade (2.1 a 2.10)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
11:45 - 12:15 - Gestão e Controle da Documentação (3.1 a 3.7)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (PE)
12:15 - 13:30 - Almoço
Local: Auditorio
13:30 - 14:30 - Gestão de Registros Técnicos e da Qualidade (4.1 a 4.4)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
14:30 - 16:00 - Gestão de Equipamentos (7.1 a 7.15)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
16:00 - 16:15 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:15 - 18:00 - Gestão da Fase pré-Analítica (8.1 a 8.20)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
08:00 - 08:30 - Exercício 1 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrantes: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 09:30 - Gestão de Não-Conformidades, Reclamações de Clientes e Melhoria Contínua (5.1 a 5.4)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
09:30 - 10:45 - Gestão dos Riscos e da Segurança do Paciente (17.1 a 17.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
10:45 - 11:15 - Coffee Break
Local: Auditorio
11:15 - 12:15 - Gestão de Pessoal (13.1 a 13.9)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
12:15 - 13:15 - Gestão Ambiental e da Segurança (15.1 a 15.9)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
13:15 - 14:30 - Almoço
Local: Auditorio
14:30 - 15:30 - Competência e Avaliação dos Auditores
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cistina Faria (SP)
15:30 - 16:30 - Auditoria da Qualidade (Termos e Definições, Tipos, Princípios, Programas, Escopo)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
16:30 - 16:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:45 - 18:00 - Habilidades e Competências do Auditor Interno
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:00 - 08:30 - Exercício 2 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 10:00 - Ferramentas para Tratamento de Não Conformidades
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
10:00 - 10:30 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:30 - 12:00 - Gestão da Qualidade (11.1 - 11.17)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
12:00 - 13:00 - Gestão da Fase Analítica (9.1 a 9.7)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
13:00 - 14:15 - Almoço
Local: Auditorio
14:15 - 15:15 - Gestão da Fase pós-Analítica e dos Laudos (12.1 a 12.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
15:15 - 16:15 - Gestão de Exames Prioritários (Unidades Analíticas, Satélites, testes rápidos, Point-of-care Testing - PoCT) (10.1 a 10.13)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
16:15 - 16:45 - Coffee Break
Local: Auditorio
16:45 - 17:30 - Gestão de Laboratórios de Apoio (6.1 a 6.6)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
17:30 - 18:00 - Gestão da Informação Tecnica (14.1 – 14.3)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC)
08:00 - 08:30 - Exercício 3 – Correlação dos Requisitos
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
08:30 - 09:30 - Gestão do Sistema de Informações Laboratoriais (16.1 a 16.15)
Local: Auditorio
Palestrante: Elaine Cristina Faria (SP)
09:30 - 10:00 - Coffee Break
Local: Auditorio
10:00 - 11:30 - Cuidado Centrado na Pessoa (18.1 a 18.14)
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
11:30 - 13:30 - Programa de Auditoria Interna
Local: Auditorio
Palestrante: Amanda de Almeida Fernandes (REC) e Elaine Cristina Faria (SP)
13:30 - 14:45 - Almoço
Local: Auditorio
14:45 - 18:00 - Avaliação final escrita
Local: Auditorio